A fossa biodigestora e a participação social!


A fossa biodigestora é um instrumento muito poderoso na propriedade e poderia ser, também, para as residências.

Com a fossa biodigestora a gente consegue pegar o nosso "cocozinho" misturar com o "cocozinho" da vaca e junto  com as bactérias anaeróbicas, transformar o cocozinho em gás e biofertilizante.

É um processo natural que permite a utilização das fezes humanas e animais (esterco), no ciclo de produção de alimentos e de proteção da saúde das plantas. Também é possível produzir gás metano para ser utilizado em pequenos trabalhos de aquecimento de água, fogão de cozinha e acendedor à gás.

Há, também, a satisfação com o processo de produção da fossa biodigestora. Podemos utilizar nossa criatividade e fazer com alvenaria de tijolos, blocos de cerâmica ou blocos de cimento. Também podemos utilizar cimento pré-moldado em tubos, podemos utilizar tubos de plástico ou, ainda caixas de água de PVC e polímero.

Além da pluralidade de materiais que podem ser utilizados a fossa biodigestora é uma intervenção que fazemos na natureza utilizando nossa cultura e sabedoria que permite a conservação e a manutenção do ciclo da vida sem poluição e sem desperdício. Isso dá pra gente, uma satisfação enorme.

Em minha experiência e oportunidade, construí três fossas biodigestoras, uma delas, infelizmente não terminei, mas espero voltar lá e acabar.

As outras duas já tem seis e quatro anos que estão funcionando e atendem a residência de minha mãe e de meus sobrinhos. Sendo que uma delas pude, em forma de oração, escrever o slogan de " Lula Livre", e o senhor Deus, pode atender e permitir que aquele velhinho pudesse superar, em vida, o lawfair que sofreu.

Enfim, nosso posicionamento na vida é bem mais consciente e consequente quando podemos produzir uma fossa biodigestora e também participar da vida política de nosso país, de nossa cidade e de nosso lugar.

A pluralidade de materiais na construção, Reflete nossa cultura, sabedoria em ação. Conservação e manutenção do ciclo da vida, Sem desperdício. Essa experiência nos traz uma enorme satisfação. Cuidar do meio ambiente com dedicação. A fossa biodigestora, um exemplo de inovação, Nossa contribuição para uma vida em harmonização.


Sigamos!!
Tem Luta!!


































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem, realmente, é esta derrota?

Em defesa do Poder legislativo de Suzano

O que Jesus Cristo diria?