Postagens

Mostrando postagens de agosto 18, 2011

O caos da ordem

Imagem
BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS Em Londres, estamos perante a denúncia violenta de modelo que tem recursos para resgatar bancos, mas não os tem para uma juventude sem esperança Os motins na Inglaterra são um perturbador sinal dos tempos. Está a ser gerado nas sociedades um combustível altamente inflamável que flui nos subterrâneos da vida coletiva sem que se dê conta. Esse combustível é constituído pela mistura de quatro componentes: a promoção conjunta da desigualdade social e do individualismo, a mercantilização da vida individual e coletiva, a prática do racismo em nome da tolerância, o sequestro da democracia por elites privilegiadas e a consequente transformação da política em administração do roubo "legal" dos cidadãos. Cada um dos componentes tem uma contradição interna. Quando elas se sobrepõem, qualquer incidente pode provocar uma explosão de proporções inimagináveis. Com o neoliberalismo, o aumento da desigualdade social deixou de ser um problema para passar a s

Os professores na consolidação de um projeto de nação

A relação dos trabalhadores da educação seja na formulação de políticas, na gestão do sistema, na organização da infraestrutura, na alimentação e, de modo especial na sala de aula, com o conjunto da sociedade é o diferencial possível para garantir a sustentabilidade das comunidades. Construir a interação, entre comunidade e as atividades do mundo da escola é, e sempre foi, um grande desafio. Os profissionais da educação devem lembrar-se continuamente de sua vocação, paixão, compromisso. A vocação é um compromisso com a paixão pelas diversas dimensões do conhecimento – psicológicas, epistemológicas, sociais, éticas e políticas – e pela curiosidade permanente quanto a tudo que acontece na sala de aula, na escola e na comunidade, no município, no estado, no país e no mundo; porque "a vocação é uma decisão individual que se projeta no coletivo." ( CARBONEL, 2001, p. 110) Traduzir para nosso cotidiano, sem burocracias, e vivenciar naturalmente os elementos envolvidos nos proces