A Filosofia da Matemática na Formação de Professores
  Blase Pascal  CLÁUDIA CRISTINA C. VASCONCELOS  " Será que a Educação do educador não se deve fazer mais pelo  conhecimento de si próprio do que pelo conhecimento da disciplina que  ensina?"   Quando se faz uma análise da organização dos Ensinos Secundário e  Superior verifica-se que a Filosofia e a Matemática são disciplinas que  se situam em campos diferentes entre as quais existem barreiras e não se  estabelecem pontos de contacto - o diálogo entre elas é praticamente  inexistente. Esta organização reflecte-se, inevitavelmente, na  importância que é atribuída à Filosofia da Matemática, em termos do  processo que vai conduzir à formação dos professores.   Mas será que sempre foi assim? Será que, ao longo dos tempos, a  Matemática e a Filosofia sempre estiveram extremadas ou antes, pelo  contrário, já viveram momentos de perfeita harmonia e complementaridade?    Rene Descartes        Foi-me dito no Secundário, onde me deparei pela primeira vez com a  disciplina, qu...