Formação política: um processo permanente

Um grupo de homens e mulheres, moradores da cidade de Suzano e região, que possuem em comum um sonho de uma cidade mais humana, democrática, participativa, justa e que lutam por um mundo socialista passaram a reunir-se sistematicamente desde dezembro de 2010, com o intuito de promover a reflexão e a formação sobre as coisas da cidade, das relações humanas e do conhecimento.

Utilizando o método consagrado pela organização e a luta das CEB`s (Comunidades Eclesiais de Base) da década de 1980 e 1990, o Ver, Julgar e Agir, passamos a nos reunir em um local no bairro Miguel Badra. Estamos indo para o nosso quinto encontro, que ocorre no mínimo uma vez por mês. Podendo ocorrer dois encontros mensais conforme acordado nos Encontros de Formação.

A dinâmica utilizada está em construção. Denominamo-na de "livro vivo". Trata-se de um modo de partilhar conhecimentos atraves da partilha de informações e experiências existentes no próprio grupo. No promeiro encontro contamos com a colaboração de Padre Dimas, um militante social, Padre da Igreja Católica e de Lucio Ferreira de Mello, um companheiro da luta que está servindo o Governo Popular de Suzano enquanto Secretário de Participação Popular e Descentralização.

No último encontro contamos com a colaboração de Antônio Agostinho, Filósofo, Teólogo e militante político que deu sua contribuição proporcionando a todos um momento muito rico de reflexão e trocas. Nossa expectativa, no próximo encontro é contar com a colaboração de Jesus Paulo Rita, um grande companheiro militante do Partido dos Trabalhadores que atualmente serve o Governo Popular de Suzano enquanto Secretário de Agricultura, abastecimento e Segurânça Alimentar.

O encontro ocorrerá no dia 12 de março de 2011, as 9h45. O endereço é o mesmo que foi utilizado no último encontro. Este trabalho está aberto à participação de todos que se sintam chamados  e estejam dispostos a construir coletivamente um processo libertador, solidário mas que também tenha a capacidade de estabelecer as condicões necessárias para termos na sociedade uma correlação de forças capaz de contribuir para o fortaleciemento das lutas populares, dos governos populares, do combate à corrupção, da promoção do desenvolvimento sustentável, da inclusão social e reafirmar nossa utopia em um outro mundo possível.

Saudação a todos. Se te interessar, utilize o espaço de comentários para fazer contato com os organizadores, ou envie um e-mail para livrovivo.suzano@gmail.com, aguardamos você.....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em defesa do Poder legislativo de Suzano

De quem, realmente, é esta derrota?

O que Jesus Cristo diria?