Formação de Educadores Ambientais Populares em Suzano

Suzano, 26 de novembro de 2010 – A Secretaria de Meio Ambiente está com inscrições abertas para duas novas turmas do Programa Municipal de Formação de Educadores Ambientais Populares de Suzano. O curso começará em dezembro, para moradores do Residencial Nova América e Jardim Cacique/Colorado. Entre outros objetivos, a proposta é envolver a população na construção coletiva de caminhos para a melhoria da qualidade de vida e proteção ambiental. O programa é uma parceria da Prefeitura com o Instituto Brasileiro de Ciência, Cultura e Educação, da Unesco, com patrocínio da Suzano Papel e Celulose.

Os interessados devem se inscrever na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica no 2º andar do Edifício Nacional (rua Baruel, 430 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os únicos pré-requisitos são: ter compromisso e vontade de aprender, trocar experiências e construir coletivamente alternativas para resolver os problemas socioambientais da comunidade e do município.

A carga horária é de 60 horas/aulas. Para o grupo do Residencial Nova América, o período do curso é de 13 de dezembro de 2010 a 30 de janeiro de 2011, com aulas na Escola Municipal Engenheiro Isaias Martinelli Gama. Já a formação no Jardim Cacique/Colorado ocorrerá de 18 de dezembro de 2010 a 6 de fevereiro de 2011, em dois locais: Escola Estadual Professora Alice Romanos e Centro Cultural Monteiro Lobato (Jardim Colorado).

O programa para formar educadores ambientais populares começou em junho, com lideranças do distrito de Palmeiras. Com esta iniciativa, a Prefeitura também pretende fortalecer a população para a sua atuação crítica e criativa nas ações socioambientais; construir espaços de reflexão e atuação cidadã individual e coletiva na busca de alternativas para a proteção, conservação e recuperação da qualidade socioambiental; instrumentalizar pessoas da comunidade, com acesso facilitado a informações, métodos e técnicas que possibilitem a atuação delas como educadores ambientais no dia a dia.

Ao final do curso, cada participante recebe certificado, desde que tenha cumprido a
carga horária completa ou faltado apenas uma vez.

Este curso de 60 horas/aulas é a primeira etapa do Programa Municipal de Formação de Educadores Ambientais Populares, que envolve uma série de ações integradas e articuladas de educação ambiental comunitária.

Julio Nogueira (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em defesa do Poder legislativo de Suzano

De quem, realmente, é esta derrota?

O que Jesus Cristo diria?