Formação política: um processo permanente III

O principal objeto da política é garantir a organização social permanente. Todavia não somente da atividade política é possível estabelecer uma sociedade permanentemente. A economia, a arte, a cultura de um modo geral, as ciências, as tradições e as religiões são elementos integrantes da ação humana para atingirmos tal intento.

Contudo, da qualidade da ação política, depende todos os outros elementos constituintes das sociedades modernas. Houve um tempo que o peso das religões cumpriam este papel, em outros as guerras eram os norteadores da constituição de sociedades. 

Com a evolução e o aumento da complexidade dos grupos humanos vários desenvolvimentos e avanços atingiram estágios muito significativos que apontam para a possibilidade de uma maior capacidade da humanidade definir seu caminho e sua permanência na face da terra.

Contudo os estágios atuais de desenvolvimento não nos permitem afirmar que as principais tarefas já foram cumpridas. Enquanto não imperar a justiça e a igualdade entre as nações os grupamentos humanos estarão fadados a viver em um corda bamba rumo ao futuro.

Temos lugares onde a racionalidade, a sensibilidade e a sabedoria humana estão longe de tomar lugar. Nossa ignorância com relação a diversos aspectos importantes da vida e da realidade é presente em vários setores. Por isso a existência de falta de ética, respeito e entendimentos sobre a vida, sobre o outro e em relação à natureza ainda imperar de modo inaceitável em vários aspectos.

O principal equívoco que leva os grupos humanos a permancer longe da racionalidade, da sensibilidade e sabedoria humana se dá pela falta de politização da vida e de entendimentos reais como a atividade política é importante e fundamental para atingirmos os estágios superiores de organização social.

Não é possível conceber um mundo onde milhões de pessoas passam fome, isto é contra a racionalidade, a sabedoria e nossa sensibilidade. Mas sabemos que este problema, em pleno século XXI ainda é persistente, mesmo em economias já desenvolvidas como as do Estado de São Paulo e alguns outros estados brasileiros. Muito poucos são os países do mundo que podem afirmar que erradicaram o problema da fome.

Não vamos aqui dar exemplos de outros setores da vida fundamentais para nossa permanência social definitiva. Poderíamos fazê-lo lançando mão das questões de saúde, erradicação do analfabetismo, gueras religiosas, expropriação desiquilibrada da natureza atingindo mares, rios, florestas, fauna e o subsolo. Seria bom fazê-lo, mas nos daríamos por satisfeitos se pudessemos em poucas linhas construir um parâmetro que fosse pedagógico o suficiente para que o maior número possível de pessoas pudessem apropriar-se da importância da atividade política como elemento essencial para a garantia da sociedade humana.

Um Papa Católico, Paulo VI, certa feita ensinou que a política é a atividade humana mais sublime para se fazer caridade. Esta definição é muito correta e muito clara. Porém so é possível entendê-la se a pessoa entender o significado de caridade, coisa sublime e atividade humana para o cristianismo. Outro ensinamento celebre é a afirmação de Karl Marx que política é a capacidade das pessoas em construir uma subjetividade capaz de resgatar toda e qualquer alienação e extirpar das relações humanas as ideologias. Há de se perceber que não é muito simples enteder de modo rápido e sem o devido esforço o significado do "fazer e refletir sobre a política.

Mas com certeza é possível, se você leu este texto até aqui, entender como é importante aprender, refletir,  e praticar melhor a política. Por conta disto a importância de estabelecermos, de algum modo, um processo permanente de formação política está dada.

Saudações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em defesa do Poder legislativo de Suzano

De quem, realmente, é esta derrota?

O que Jesus Cristo diria?