De quem, realmente, é esta derrota?

Nosso pedido de liminar para embargar a obra foi negado ontem. 

O juíz resolveu acompanhar a promotora e optou por não conceder a liminar e entenderam que deveriam dar crédito à legalidade do empreendimento.

Ao receber está notícia que, em  primeiro momento determina uma derrota do movimento em defesa da APA do Rio Tietê, me veio dúvidas imensas.

De quem, realmente, é esta derrota?

Quem perde com esta decisão judicial preliminar?

Quais as consequências desta atitude judicial?



Ao ver estas imagens:
Imagens captadas em 23 de janeiro de 2023
Imagens captadas em 13 de maio de 2023
Imagens captadas em 19 de agosto de 2023

Ao compararmos, por fotos, a existência concreta de um aterro de inertes sobre a várzea do Rio, e vermos a resposta do poder judiciário ao pedido de liminar, as perguntas feitas permanecem:

Quem sai derrotado nesta decisão?

Quem perde com a continuidade deste crime ambiental?

Quais as consequências desta atitude judicial?

Como podem ver, teremos muito trabalho daqui pra frente.

Pois hoje um conjunto de empresários inescrupulosos lançam mão de um empreendimento "criminoso" para acumularem riquezas, acobertados por uma capa de legalidade sustentada pelo governo municipal de Suzano e pela área Gerencial da Regional da Cetesb que, com esta tênue e vulnerável circunstância legal fez com que o poder judiciário local cruzasse os braços neste primeiro momento.

Não fosse a prova inconteste, denunciada pelas imagens da evolução do aterro sobre a várzea do Rio Tietê, aliada à reportagem da tv diário que foi ao ar ontem, seria possível a burocracia cega continuar negando esta situação que coloca em risco a vida de famílias e comunidades inteiras.

Mas nós temos as provas, nós temos ao nosso lado a verdade, por isso vamos continuar lutando.

Neste sentido é importante e necessário todas e todos aqui do movimento não esmorecer em face a esta primeira derrota.

Pois esta  derrota não é nossa. Esta derrota é de um poder judiciário cego, tal qual a deusa romana Ivstitia, mas sem a igualdade necessária; de um governo fraco e conivente com o crime, até por incapacidade de detê-lo e com ele pactuar, considerando "o caráter fragmentário de suas políticas "(Sato-2018); e também a derrota dos técnicos e engenheiros da Cetesb que tiveram seus saberes enterrados na burocracia jurídica e precisam responder a  uma chefia  normativa e gerencial incompetente, inconsequente e insensível.

A derrota também é de um futuro não  muito distante onde dores de parto se transformarão em dores de morte levando mães ao desespero pela perda de vidas que ceifadas serão pela ganância de um modelo de ocupação assassino da biota  local e inconsequente com nossas vidas e a vida de nossas filhas e filhos. Perder vidas para a força das águas que irão reclamar seu lugar e retomar aquilo que a várzea naturalmente, na planície aluvial, a milhares de anos utiliza para manter o equilíbrio hidrológico, o equilíbrio do formato da terra e da alma e das vidas de nosso lugar.  

O mais duro é saber que vamos perder vidas para a ganância do capital corruptor que subordinou um governo municipal fraco e inconsequente que nunca exerceu sua missão de governar e submete-se aos interesses predatórios do capital corruptor dos fracos e omissos.

Vale lembrar que as consequências da invalidação do Plano de Manejo da APAVRT gera esse tipo de conflito.


Vamos em frente.
Tem luta!
Sigamos!








Comentários

A luta jurídica contra a destruição da APA do Rio Tietê só terá sucesso se houver engajamento popular e organização da sociedade. O poder judiciário tomou o lado dos especuladores e dos políticos inescrupulosos. A população, preocupada com seu dia a dia, pouco tem noção da catástrofe que se avizinha a médio prazo.

Postagens mais visitadas deste blog

Em defesa do Poder legislativo de Suzano

O que Jesus Cristo diria?