IFAB se destaca como uma das primeiras instituições a fazer um debate público sobre redução de danos em drogas no Alto Tietê.
Vanguarda: Redução de Danos - Drogas sob outra perspectiva
Com a participação de professores, psicólogos, assistentes social, jovens e representantes de entidades de Poá e região, a ação iniciou com bastantes expectativas dos presentes, assim percebemos o quanto ter novas referencia sobre a questão das drogas é necessário “... eu vim ao debate por ter uma breve informação em um curso que participei, quero saber mais" disse a assistente social Dora.
Entre outras abordagens, foi discutida a distribuição de insumos aos usuários de drogas como, seringas, pipetas e inaladores (medidas preventivas às doenças contagiosas), a legalização das drogas, a humanização dos usuários e a droga como uma realidade da sociedade na historia. Desta forma, foi apontada a grande dificuldade de avançarmos com as políticas de redução de danos, apesar de estas estarem no arco de prioridades do planas nacionais antidrogas; o moralismo dos governos e o velho conceito de combate as drogas, imperam as políticas públicas nas cidades e estados brasileiros comentaram os presentes.
O psicólogo Thiago Calil,apresentou um breve relato da experiência da entidade da qual é vice presidente "Nós conduzimos os trabalhos no centro de convivência "É de Lei", proporcionando atividades artísticas e culturais como alternativa às drogas, conquistamos a participação de pessoas que estavam morando na Cracolândia ( na cidade São Paulo ), não é uma tarefa fácil ao usuário dependente do crack, para nós a tática foi do ouvir, sentir o que aquelas pessoas têm a falar".
Com bastante expectativa de não encerrar o debate naquela noite, a direção do IFAB pretendeu semear uma nova frente de reflexão às questões das drogas, que nos últimos anos tem sido um constante problema na vida de centenas de mulheres e homens, jovens e crianças da sociedade " ...temos que ser humanos e realistas, as drogas são um assunto recorrente nas escolas, nas ruas, na sociedade a redução de danos vem para minimizar os sofrimentos dos usuários, partindo da ideia de que o usuário faz parte desta sociedade" completou o presidente do IFAB Neto Cano Herédia.
O evento, que acontece mensalmente, foi sediado na Casa de Orações do Batuíra e marcou posicionamento sobre um novo olhar com relação as drogas, as perspectivas para a sociedade. Sobretudo pautou a necessidade de entendermos o tema como um assunto de caráter público. Entretanto, teve como objetivo proporcionar aos participantes, ferramentas que instrumentem a luta por política públicas humanizadas e efetivas aos cidadão, assim, o IFAB pretendeu mais uma vez provocar, discutir e refletir através de um de seus projetos o "Segundas Intenções".
Comentários