10 de fev de 2011

UEMG promove incubadora de empresas

A Incubadora de Empresas de Design (IED) é um dos programas coordenados pelo Centro Design Empresa e apresenta-se como uma instituição sem fins lucrativos, vinculada à Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Inaugurada em 2006, tem como finalidade auxiliar na implementação de empreendimentos e empresas de design, cujos produtos - processos ou serviços - sejam inovadores, com foco, dentre outros, nas micro e pequenas empresas no Estado de Minas Gerais.

Ministro de Ciência e Tecnologia acredita na importância de se investir em Incubadoras e Parques Tecnológicos

Em entrevista ao Jornal O Estado de São Paulo, concedida a jornalista Marta Salomon, intitulada “Investimento em Inovação exige que Finep vire banco", Aloizio Mercadante, novo ministro de Ciência e Tecnologia, anunciou que pretende transformar a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública responsável por bancar projetos na área de ciência e tecnologia, em instituição financeira. Segundo ele, seria uma forma de aumentar os investimentos no setor.

Mercandante também explicou o papel do ministério no governo de Dilma Roussef, dizendo que o Brasil, apesar dos problemas enfrentados, relacionados aos juros, câmbio, carga tributária, infraestrutura, é uma economia que voltou a crescer. E para ele, “isso significa que temos de focar na inovação como o grande desafio da indústria e da economia brasileira. A questão da sustentabilidade e a questão da sociedade do conhecimento são grandes desafios”.

Em conversa com a presidente, Dilma Roussef, Mercadante lembra que enfatizou a importância de olhar um pouco mais adiante e ver que essas cidades deviam estar preocupadas em montar uma incubadora de empresas com base tecnológica para estimular o empreendedorismo, pensar em parques tecnológicos para atrair empresas que vão criar emprego de qualidade e pesquisa. E diz que foi possível negociar e a verba vai voltar para o orçamento, porque a presidente assegurou que voltará.

Nenhum comentário: