Homenagem a Dian Fossey: um espírito militante. Rebelde e Irreverente

Hoje, se estivesse entre nós, estaria completando, nesta data, 16/jan, 79 anos. Cientista por natureza, tornou-se referência mundial no estudo de zoologia, principalmente dos primatas, ordem dos mamíferos da qual nós, também fazemos parte.

Sua morte prematura (26dez1985) tem origem em sua atitude intransigente na defesa da vida dos gorilas na região do Zaire (atual República Federativa do Congo) e Ruanda, onde abriu o centro de Pesquisa Karisoke, seu assassino até hoje não foi descoberto. Mas o espírito covarde que provocou sua morte, é por todos nós conhecido.

Trata-se do mesmo espírito que provocou a morte de Dorothy, Tche, Zumbi, Martin King, Netinho e muitos outros de nós.

Seu legado se mantém vivo em várias organizações e sociedades dedicadas a salvar da extinção um de nossos parentes primatas mais próximo.

Graças ao trabalho de Fossey, a consciência do mundo para com a extinção do gorila-das-montanhas aumentou, e os animais são protegidos agora pelo governo ruandês e várias organizações de conservação internacionais, inclusive o Dian Fossey Gorilla Capital.

Há um filme, Gorillas in the Mist (Nas montanhas dos Gorilas - Brasil), de  Michael Apted, com Sigourney Weaver, que retrata a história e a vida de Dian Fossey, mulher empenhada e lutadora, que nunca desistiu do seu sonho e que foi o causador da sua morte!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em defesa do Poder legislativo de Suzano

De quem, realmente, é esta derrota?

O que Jesus Cristo diria?