O legado da Era Lula

Síntese: a gestão Lula valeu-se da capacidade de enfrentar as contradições e as negligências que sobejamente o processo histórico, sustentado políticamente desde D. João VI, lhe legou. Das forças atuais existentes em nossa sociedade, o petismo deve requisitar para si o papel de protagonista privilegiado, não exclusivo, das transformações agora em curso.

O sofrimento de nosso povo tem base no desenrolar de nossa história desde o chamado “descobrimento do Brasil”. Homens e mulheres que aqui viviam constituindo centenas de povos, e outras centenas de milhares que aqui chegaram, sempre foram em ampla e violenta maioria, espíritos fortes que pela ideologia capitalista, na época em seu florescer, e até hoje dominante, eram seres de segunda, terceira e quinta categoria.

Com um processo capitalista selvagem que garantiu prosperar a escravatura, a total ausência de direitos e a presença do Estado na vida das famílias e das comunidades, foi aos poucos, por força da evolução vegetativa, sem nenhuma grande revolução de carácter popular, políticamente organizada, mudando de nome e patamar. A ponto de desembocar no início da década de 1960 no maior e mais sangrento regime de exceção da América Latina, perdurando por quase trinta anos.  


Agravado na década de 1990 com a adesão espontânea da classe política dominante, à época, domesticada nos bancos escolares das universidades imperialistas, aderindo ao imperialismo neo-liberal que se despontou após a queda do muro de Berlim.

O processo de exploração ao qual sempre esteve submetida a ampla maioria da população, nos três aspectos vitais para a consolidação de um povo: material, cultural e político, nunca dantes na história deste país foi enfrentado com a grandeza que sempre foi possível em algum momento da história.

Lula, com sua característica de um verdadeiro filho do brasil, pois qualquer um de nós podemos ser, e somos, se quisermos, Lula.

Esta é a retomada objetiva do processo de construção e consolidação de nossa independência enquanto povo e enquanto nação.

Da recuperação de nossa identidade de Povo Brasileiro, da construção e inclusão de milhares de homens e mulheres no processo de construção coletiva de nossa nação, entramos agora em um novo caminho que pelo legado deixado, será sem volta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em defesa do Poder legislativo de Suzano

De quem, realmente, é esta derrota?

O que Jesus Cristo diria?