Eta "protocolozinho" caro!!!!

Para tentar enganar o povo, como sempre fizeram, vereadores da Câmara Municipal de Suzano foram à Capital Federal protocalar um ofício no Ministério da Saúde. Alegam que informam no ofício a situação dos hospitais privados da cidade e pediriam, neste objeto, a intervenção federal nestas empresas.

Seria necessário intensificar realmente, e muito, a articulação dos vereadores com as esferas federal e estadual de governos. O legislativo tem autonomia para isto. Afinal são 18 milhões de reais de orçamento. É dinheiro público, de nossos impostos, que não são adequadamente investidos pela mesa diretora da casa.

Contudo, os recursos da câmara são utilizados para fazer disputa política com o poder executivo e para tentar atrapalhar a cidade de Suzano crescer. Graças à capacidade política do governo popular este intento não ocorre, mas de qualquer modo atrapalham muito o poder executivo na implementação da políticas públicas. Aja vista, andarmos a passos de tartaruga para termos o plano diretor de nossa cidade aprovado. Além disto é gasto demasiadamente com propaganda e públicidade, são mais de um milhão e quinhentos mil reais em contratos deste tipo. Jogam o dinheiro público no ralo e não informam nada à população.

O investimento em tecnologia pode ser uma boa saída para melhorar o desempenho do legislativo, também é possível que o projeto de câmara intinerante venha a garantir mais capacidade do legislativo em cumprir o seu real papel na construção de um debate político qualificado na cidade e abrir espaços para a participação da população. Mas parece que desistiram do projeto.

Não conseguem prestar contas dos recursos públicos de modo adequado, quando o fazem e maneira "porca" , conforme já demonstrei em artigo neste blog. Outro aspecto importante é a necessária mudança de postura política da maioria dos vereadores, e principalmente da mesa diretora da câmara. Exercitar a democracia é um grande desafio. É necessário efetiva atitude democrática e grande apreço pela justiça. Não é possível falar que é democrático, é necessário sê-lo efetivamente. Em vez de ficar gastando passagem aerea para protocalar ofício em Brasília tentando criar factóides na imprensa local.

No caso do atual presidente da câmara ele tem muito que aprender e se converter para um novo modelo de construção política. É necesário parar de enganar o povo. Não pode falar uma coisa e fazer outra. Estar junto à população é algo que não depende só de discurso. Para deixar o cidadão mais próximo da câmara, não deve levar o debate político para a porta da delegacia.

Quanto à candidatura a deputado federal, perdeu a oportunidade para explicar porque, junto com seus pares oposicionistas, inviabilizaram recursos de tres milhões de reais para a construção de moradias para a população que ocupava a "favelinha" do Monte Cristo.

Como, otimista irremidiável que somos, vamos acompanhar de perto para ver.....tomara que possam criar juizo..

Comentários

Unknown disse…
aham os vereadores só querem atrapalhar o crescimento da cidade, o bonzinho é so o nosso prefeito mesmo, que ajuda muito com sua obras lindas e mirabolantes... mas em 2012 a cidade terá salvação.

Postagens mais visitadas deste blog

Em defesa do Poder legislativo de Suzano

De quem, realmente, é esta derrota?

O que Jesus Cristo diria?