Sindicato com direção PELEGA

A cidade de Suzano passa por intensas transformações desde janeiro de 2005. Em todas as áreas da política pública, não obstante os avanços que ainda são necessários, aumentou sua presença em serviços, em obras e no fortlecimento da autoestima de sua população. Tudo isso com enfase e com prioridade para a população mais carente.


A estrutura da cidade, assim como é a estrutura do Brasil, trata-se de uma cidade rica, mas que possui um povo empobrecido. O PIB do município é de 6,5 bilhões de reais, porém 48% de nossas famílias percebem uma renda familiar de até dois salários mínimos, destas 23% possuem renda de até 1 salário mínimo.

Nossa cidade a muito tempo carece da implementação de políticas públicas estruturantes, que possam efetivar mudanças além de uma simples conjuntura de governo. Com isto em vista o governo popular estabeleceu parcerias importantes com o governo federal do Presidente Lula e criou: Programa de Saúde da Família (PSF); Programa de Acesso e Permanência de Crianças na Escola (PAP); Programa de Regularização Fundiária; Programa de Segurança Alimentar; Programa de Participação Popular e Programa de fortalecimento e modernização da infraestrutura do município.

Tais programas geraram serviços e obras importantes tais como: restaurante popular, banco de alimentos, uniforme escolar e material escolar para as crianças da rede, Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Atendimento Psicosocial, criação do Teatro Municipal, Construção de Unidades Escolares e o término das escolas de madeira, pavimentação, drenagem e iluminação no Jardim Ikeda; Jardim Leblon; Jardim Planalto; Vila Fátima; Parque Buenos Aires; Jardim Belém; Jardim Itamarcá; Recereio das Palmas; Jardim Nova América; Jardim Caxangá; Jardim Saúde; Ramal São José; Parque Maria Helena Novo; Jardim das Flores; Jardim Europa; Jardim Margareth; Jardim Varam; Jardim Gardênia Azul; Jardim Santa Inês; Jardim Graziela; jardim São Bernardino; Jardim Ferandes; Vila Emilia; Jardim Carmem; Miguel Badra; além do termino das pavimentações do Jardim Santa São José; Vila Urupes; Jardim Maitê entre outros.


Quando o Governo Popular assumiu em janeiro de 2005 haviam apenas duas creches municipais na cidade, hoje são quatorze. Tinhamos apenas duas unidades de saúde no Distrito de Palmeiras, hoje são 7 equipamentos de saúde contando com a UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) da Vila Fátima, conforme decisão do Orçamento Participativo, a Farmacia Popular, a Unidade de Saúde do Jardim Ikeda (reformada), a Nova UBSF no centro de Palmeiras, a UBSF do Jardim do Lago e do Recanto São José, além do PA de Palmeiras que passou a funcionar 24 horas, pois antes na região, se as pessoas precisassem de atendimento de saúde fora do horário de expediente, tinha que se deslocar até o centro da cidade, cerca de 16 km.

Hoje a cidade conta com uma Secretaria de Defesa Social e Prevenção a Violência que antes não existia, possui Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Participacão Popular de Descentralização. Na estratégia do desenvolvimento econômico e social, temos a Secretaria de Promoção da Cidadania e Inclusão Social junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho Negócios e Turismo e a Secretaria de Segurança alimentar, Abastecimento, Nutrição e Agricultura.


Com estas estruturas, que somam um orçamento Municipal apenas duas vezes maior que o Orçamento da Câmara Municipal foi possivel implantar o Orçamento Participativo, a Formulação das Câmaras Executivas Populares, o incremento em 250% do número de familias atendidas pelo Programa Bolsa Família do Governo Federal, além desta política ser fortaleceida com a implementaçnao do Proasf (Programa de assistência socio-familiar), com o Banco do Povo que teve um aumento em mais de 800% dos emprestimos concedidos aos micro empreendedor e todo o Programa de Segurança Alimentar.

São extremamente expressivos os índices alcançados pelo Governo Popular no ámbito da política pública. Mas é necessário adentrar nos meandros políticos aos quais a cidade de Suzano está enfrentando e sendo transformada. Pois como falamos, trata-se de uma cidade rica, mas que possui um povo empobrecido. Esta situação não é possível revertê-la somente com dois períodos de Governo Popular. É necessário que o projeto avance. Para tanto as condiçõe políticas para que isto ocorra veem sendo cosolidadas no município. Porém os setores reacionários da cidade, com pequena parte da classe média, recorrentemente é coopitada pelas estratégias daqueles que por mais de trinta anos dominaram esta cidade e querem, a todo custo, voltar ao poder.

Durante todo este período, nunca um governo foi tão atacado por setores da imprensa, pelo mau uso do Poder Legislativo com uma mioria de vereadores (nove no total) que utilizam os recursos do povo (cerca de 18 milhões de reais) apenas para fazer disputa política, altamente desqualificada com o governo popular.

Porém, hoje, mais um adversário do povo entra em cena a serviço dos setores conservadores e reacionários. Trata-se da direção pelega do sindicato dos servidores local, que se põe a serviço da antiga lógica dominadora existente na cidade e busca, através de uma tentativa de greve, eminentemente política, criar uma situação de embaraço para o Poder Executivo, legitimamente eleito e reeleito nas urnas.

Em seu informativo ( Boletim o Servidor) a direção abre o texto afirmando toda a sua incompetência e sua falta de compromisso histórico com a classe trabalhadora pública e com a consciência de classe. Pois esta é a primeira vez, segundo o próprio boletim, que a direção se propõe a comandar uma greve. E olha que governos anteriores sequer pagavam as horas extras feitas pelos funcionários. Foi o Governo Popular que zerou o banco de horas existente. Além de nunca na história desta cidade ter sido promovido concursos públicos para a categoria e 40% da força de trabalho da administraçnao até meados do primeiro mandato do Governo Popular, trabalhava sob contratos emergenciais, subordinados a interesses políticos eleitoreiros.

Somente estes dois aspectos demonstram que a direção sindical se coloca a serviço de uma tentativa de inviabilizar o Governo Popular, e pouco está preocupada com os interesses legítimos da classe dos servidores públicos municipais. Mas podemos ainda lembrar que o todas as reivindicações colocadas na palta de reinvindicação está sendo discutida pelo poder público, e na verdade, foi o sindicato, que covardemente se esquivou da mesa de negociação. E agora, no momento que a proposta está quase pronta, e está extremamente avançada naquilo que é anseio dos trabalhadores, vem o sindicato, querer contubar o processo, trabalhando com informações falsas e argumentos meramente desqualificadores da figura do Prefeito, de seu partido e dos aliados que compõe as forças populares da cidade.

Mas acreditamos na consciência e na capacidade de julgamento dos servidores. Vamos investir na informação aos trabalhadores e trabalhadoras. Vamos combater a desinformação e as mentiras continuando nossa luta.

Comentários

Diego disse…
Que me consta; das mais de mil pessoas nas ruas no dia de hoje apenas cem, e olhe lá, eram do sindicato.
O senhor não reclama pq recebe um bom salário. e os trabalhadores partidos por aí para viver uma vida ruim com salário pior ainda.
Diego, gostaria que seu salário fosse bem maior do que é, e o caminho para isto ocorrer está sendo traçado pelo governo popular. O primeiro passo foi estabelecer a política de concursos públicos que a anos não havia na cidade. No período de 2005 a 2009 foi possível estabelecer uma cesta importante de benefícios aos funcionários, principalmente aos que estão na base da pirâmide salarial.

Por conta disto várias reformas estão sendo programadas pelo governo popular. O sindicato sabe disto, contudo, de modo inoportuno, e bem no meio do processo de negociação, a covarde direção partidária, abandonou a mesa de negociação.

Temos nova etapa de negociação prevista para 16abril2010. O governo estará na fase de informação para todos os funcionários. Este processo será intensificado, dado ao movimento oportunista do sindicato.

Iremos conversar com todos os funcionários, e também com você, respeitamos a todos, e temos sensibilidade para cuidar do tema com justiça e sermos o mais generosos possível dentro daquilo que o Orçamento Público suportar.

Nosso objetivo é garantir o máximo de condições para todos os funcionários públicos, porém temos como prioridade, também, a população de nossa cidade, que necessita das políticas públicas existentes e que precisam ser ampliadas.

Um abraço a você, obrigado pela oportunidade de dialogar contigo neste espaço.

Saudações.
Anônimo disse…
Meu caro Rosenil, como deve ser de seu conhecimento esse movimento que hj teve apenas o seu ápice não veio diretamente do sindicato, quie por eles continuariam negociando,mas é fruto do trabalho dos servidores, indignados com o sucateamento do serviço publico municipal, com o arroxo salarial(desde que o pt entrou no governo não tivemos reajuste das perdas).
O sindicato apenas aderiu a um movimento, que teve entre outros momentos, o evento do Maxx Feffer o ano passado onde voce inclusive tentou intimidar os servidores com gritos e ameaças acompanhado do chefe da guarda municipal.
A verdade é só uma: Hoje os servidores desmascararam de vez esse governo que trata os servidores como lixo.
Anônimo disse…
O Estevam dava aumento todo ano? De quanto?
Roberto disse…
Caro companheiro Rosenil, nós apoiamos este governo que desde o inicio sempre teve como principal alvo a população que mais necessita dos serviços públicos, também vale lembrar o que foi deixado pelos usurpadores dos direitos do povo: dividas, máquina administrativa sucateada, salários defasados, “maus contratos assinados no apagar das luzes”, falta de sensibilidade com a formação do funcionalismo, etc.
Diante disto, só da para dizer que não é um sindicatinho pelego e oportunista, como este que nós sabemos bem quem está por trás, que vai macular este Governo Popular.
Vale ainda ressaltar, que uma entidade que esconde até o seu Estatuto para que ninguém possa participar das chapas, e se você quiser montar uma chapa para disputar a direção deste “sindicatinho” você é até ameaçado, não merece nenhuma credibilidade.

Abraços
Anônimo disse…
Só queremos justiça , e vc o que acha justo ,seja verdadeiro.
Todo esse tempo sem reajuste é justo ? seja sincero mesmo ?? PT para mim acabou estou decepcionada demais ,isso falo muito triste ,como mãe e profissional ,não desejo para ninguém essa situação de esperar uma boa noticia e só ouvir mentiras ,até POÁ que tem uma arrecadação menor é melhor e mais humana ...eu sou suzanense e daqui não saio e o nosso prefeito é o que??? pq nós odeia tanto?? seja humano ,se coloque no lugar do próximo.....OLHA EXISTE UMA LEI ESSA NINGUEM BURLA ...ACÃO E REAÇÃO ... UM FORTE ABRAÇO .
Anônimo disse…
rosenil vc tem ideia de quanto recebemos de vale alimentação?? sabe quanto tempo não temos reajuste?? vc sabe qtos secretarios de edu tivemos?? vc usa os postos de saude?? vc sabia que os coveiros de suzano não tem equipamentos para o trab?? vc já provou a merenda escolar?? não fique contra as pessoas que só querem receber o que é justo pelo seu trabalho e está cansado de esperar pelo senhor prefeito.... reflita sobre isso.
Anônimo disse…
o que é melhor ser roubado por um ldrão conhecido ..ou um que nem conhecemos?? ja não sei mais...
antes conheciamos os corruptos ,hj são importados kkkkk deixe de falar de ESTEVAM ,falem do MARCELO E SEUS AMIGOS. Suzano não tem condição de dar reajuste para seus funcionarios ? suzano agora é uma cidade assistencialista isso é bom? ate que ponto isso fortacele a sociedade ?
Anônimo disse…
Aqui é Regina Góes

trata de trabalhar pela cidade..só fica em blogs e twiter em horario de serviço e ainda postando mentiras q só tinha 98 pessoas ontem na manifestação...vc pensa q engana quem Sr Secretario??uma vez lhe pedi socorro p uma professora injustiçada pelas tiranias do Paulo tiberio..o q vc fez???nadaaaa..ela foi mandada embora e vc nem procurou saber se ela estava passando por necessidades..ah mas o q importa né...sua conta tem seu salarião td mês...e se diz de trabalhador???vc esquece muito facil..não respeito vc nem como cidadão
Anônimo disse…
PT é sinonimo de tudo que nao presta, é a reunião de Dilma, Jenuino, Palocci, Zé Dirceu, Nao sei de Nada, e mil outros que introduziram no Brasil guerrilha, seqestros, assaltos a quarteis, etc etc, e foram perdoados. Fala sobre isso Rosenil.
CAROS DEBATEDORES DESTE BLOG.

A justiça é o objetivo de todos nós. Somente coletivamente é possível alcançá-la. Seu pressuposto é a verdade. Sem esta tudo pode ficar apenas em uma guerra de versões.

Quero aqui reconhecer que não existe perfeição nos atos do governo popular e nem da administração por nós comandada. Perfeição, acho que só la no céu. Contudo ninguém pode negar que passos importantes para termos uma relação social e comunitária mais justa em nossa cidade estão sendo dados.

É lógico que gostaríamos de nunca ter ficado sem o Professor Rubens, nosso primeiro Secretário de Educação. Mas a conjuntura da pasta, os desafios colocados nos início do governo e própria relação existente na área de educação que a mais de cinco anos não tinha concurso público dificultaram bastante sua continuidade no governo. Foi uma pena tê-lo perdido.

Quem diz que o Partido dos Trabalhadores não presta possui algum problema de análise e falta de compromisso com a verdade. A generalização nas relações humanas, das falácias, é a mais grave. Pois superficializa os julgamentos e compromete a verdade.

Neste ponto tenho apenas que lamentar o comentário feito pelo "anônimo". Suas letras são carregadas de preconceito e desrespeita nomes e lideres importantes, que para sempre, farão parte da história de nosso país como é o caso de Dilma, Palocci, José Genuino, Zé Dirceu e muitos outros,

Estes que no tempo deles, do jeito que percebem a realidade, veem conseguindo enfrentar dificuldades históricas e contribuido para que o Governo do Presidente Lula, o Partido dos Trablahadores mudem o Brasil para melhor, e coloquem as foças sociais em um novo patamar de equivalência.

Isto cria as condições diferenciadas, até agora na história de nosso país, que sendo bem trabalhada e percebida pelas forças populares, podem colocar, definitivamente nossa Pátria em rumo definitivo sociedade igualitária e socialista.

Mas tenho claro que temos, ainda, longa história pela frente, e de certo modo acredito que este nosso debate pode contribuir um pouquinho para que todos, de alguma maneira, contribuam um pouco mais na construção da justiça, que, diferente do que muitos pensam, não é papel somente do poder judiciário.
Anônimo disse…
Boa tarde "amigo" Rosenil
Gostei da defesa que você fez da Dilma, Dirceu, Jenuino e outos, agora eu te pergunto, você teria coragem de deixar o segredo do seu cofre aos cuidados desta cambada? Se afirmar vou pensar naquele ditado popular "ladrão que rouba ladrao, tem cem anos de perdão" (nao sou funcionario da prefeitura de vocês, nao pretendo ser candidato a enganar ninguem etc etc). Em tempo: meu nome é Luiz, se precisar do CPF,RG, certidao de obtio etc etc, eu te forneço.
Não eram 2000, reorganize o número e começamos a debater....
Anônimo disse…
hj senhor rosenil, vimos que sem punição e com negociação a prefeitura e sindicato tem 45 dias para chegar a um acordo e se for dificil o TRT deixou disponivel a ASSESSORIA ECONIMICA DO TRT para ajudar na dificil conta que vcs fazem para reajustar justamente nossos salarios ............um abraço senhor secretario.
LUCIANA disse…
SENHOR ROSENIL......... O QUE IMPORTA SE FOI 1 OU 1000 EM GREVE ? SERÁ QUE AINDA PENSA QUE OS FUNCIONÁRIOS ESTÃO SATISFEITOS ? EU POSSO GARANTIR QUE MUITOS NÃO PARARAM ,MAS NÃO ESTÃO FELIZES ...EU PENSO QUE AINDA HÁ TEMPO PARA TODOS SE REDIMIREM, OS FUNCIONÁRIOS NÃO SÃO INIMIGOS DA ADMINISTRAÇÃO. SABE, EU SEMPRE ACHEI QUE ESSE PREFEITO PODERIA VIRAR A MESA E RESPEITAR OS FUNCIONÁRIOS, AFINAL EU CONHEÇO MUITOS QUE O TINHAM COMO HERÓI, TANTO QUE ELE VENCEU NAS URNAS, MAS HOJE VEJO AMIGOS E AMIGAS QUE LAMENTAM. POXA SERÁ QUE TANTAS PESSOAS SE ENGANARAM? SERÁ QUE ELE SABE QUE MUITOS VOTARAM E TRABALHARAM A FAVOR DELE, E QUE FUNCIONÁRIOS DA REDE ACREDITAVAM NELE? EU SEI POIS EU ERA OPOSIÇÃO E NEM TENTEI LUTAR CONTRAR OS DEFENSORES DELE, HOJE VEJO TODOS TRISTES E DESAPONTADOS, ISSO É SERIO! ESTÁ AI PARA PENSAR. VAMOS TENTAR SER FELIZES SEM MACHUCAR AS PESSOAS, RESPEITANDO O TRABALHADOR, (FUNCIONÁRIO MUNICIPAL É TRABALHADOR) PRECISAMOS DE RESPEITO. QUEM SABE ATÉ O FINAL DO ANO ESTAREMOS APENAS LEMBRANDO, QUE A PRIMEIRA GREVE DE SUZANO FOI POSITIVA PARA TODOS NÓS E CLARO SÓ PODERIA ACONTECER EM UM GOVERNO DEMOCRÁTICO, E COM UMA GRANDE COMEMORAÇÃO FARIAMOS A CONCILIAÇÃO ENTRE TODOS QUE HOJE ESTÃO MACHUCADOS E TRISTES COM TODO O ACONTECIDO! LEMBRANDO QUE NESSA NEGOCIAÇÃO DEVEMOS DEIXAR TODA POLITICA DE FORA. GANANCIA, PREPOTÊNCIA, VAIDADE E ÓDIO SÃO SENTIMENTOS EGOISTAS QUE DEVEM FICAR DE FORA DESSA NEGOCIAÇÃO. ESPERO EU, E ACREDITO QUE TODOS OS FUNCIONÁRIOS TAMBÉM, QUE DAQUI A 45 DIAS, TODOS ESTEJAMOS CONTENTES COM O RESULTADO.

DEUS O ABENÇOE.

Postagens mais visitadas deste blog

Em defesa do Poder legislativo de Suzano

De quem, realmente, é esta derrota?

O que Jesus Cristo diria?